
Nos próximos dias 24 e 25, 7.746.118 candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Enem é a segunda maior prova de acesso ao Ensino Superior do mundo. Fica atrás somente do gaokao, na China, que em 2015 superou os nove milhões de inscritos.
Para ir bem na prova, cada estudante tem seu método e ritmo. Para aqueles que querem apostas em simulados nestas últimas semanas, a internet pode ajudar. O candidato pode escolher entre diversas plataformas pagas e gratuitas.
O site Geekie Games é uma opção. As provas têm a mesma metodologia do Enem e podem ser realizadas no site ou baixando o aplicativo para celular. Até o dia da prova, a plataforma mantém quatro simulados abertos.
No Brasil Escola, é possível escolher a quantidade de questões por área de conhecimento. O simulado também pode ser realizado no site e nem é preciso cadastro. Outra opção é o Enem Quiz, depois da prova, o candidato pode verificar o desempenho por disciplina e, mediante cadastro, ver vídeos com questões comentadas.
Estão abertas, ainda, as inscrições para simulado no QMágico. As provas e a correção seguem os critérios do Enem. Assim, é possível identificar o nível de conhecimento e intensificar os estudos nas áreas em que se teve menor pontuação.
Provas
Os inscritos no Enem farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, dia 24, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. No domingo, 25, será a vez de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação e Matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30.
Os candidatos terão acesso aos locais das provas a partir das 12 horas. Às 13 horas, os portões serão fechados e, às 13h30 pelo horário de Brasília, as provas terão início.
Números
Neste ano, entre os participantes do Enem, 57,5% são mulheres. A maioria dos candidatos se declarou parda – 45,5%, ou mais de 3,5 milhões. Outros 2,8 milhões se declararam brancos e 983 mil, negros.
A edição 2015 é a primeira tentativa de 2.525.080 participantes; outros 5.221.038 repetem o exame. Além de vaga no Ensino Superior e em programas do Governo Federal, 867.968 participantes do Enem buscam a Certificação do Ensino Médio.

Via: atribuna.com.br