
A vacinação contra a gripe está temporariamente interrompida em seis municípios da Baixada Santista. Segundo apurado pela Reportagem, a grande procura do público-alvo pela imunização somado ao baixo número de doses enviado pelo Ministério da Saúde às cidades da região teria motivado a paralisação da campanha.
Em toda a região, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde, já receberam a dose 74.838 pessoas. Entre as cidades que já estão com seus estoques zerados estão Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande.
Em Bertioga e Cubatão, as doses acabaram ainda na tarde do último sábado (30), quando foi realizado o Dia D de imunização contra a gripe. Em Bertioga, onde a meta é imunizar 13.147 pessoas, a vacinação será retomada na quarta-feira (4). No novo lote, conforme a Administração Municipal, serão encaminhadas doses suficientes para vacinar a todos os grupos de risco durante todo o período da campanha.
Já em Cubatão, onde a meta é vacinar 31.608 crianças e adultos, até o último sábado haviam recebido a dose 11.400 pessoas. A expectativa é que entre hoje e amanhã o Município receba entre 10 e 20 mil novas doses para continuar, na quarta-feira (4) a imunização do público-alvo.
Outro município que também ficou sem estoque foi Itanhaém. Somente no sábado, mais de 9 mil pessoas foram imunizadas contra o vírus da gripe H1N1. Devem receber a dose 6 mil pessoas. A campanha deve ser retomada na quarta-feira.
Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande também devem retomar a imunização nos próximos dias. Em Mongaguá, cerca de 5.600 doses já foram aplicadas somente no sábado. A Cidade espera retomar a campanha já amanhã. Já Praia Grande, onde a meta é vacinar 70 mil pessoas, 24 mil doses já foram distribuídas no primeiro dia. Em Peruíbe uma nova remessa de vacinas também chega nos próximos dias. No Município foram vacinados, até o momento, 7 mil pessoas. Público-alvo da campanha é composto por 19.468 pessoas.
Em Guarujá, também não há mais doses da vacina. Uma nova remessa é esperada esta semana. Em Santos e São Vicente, a campanha segue normalmente.
Doses insuficientes
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece que durante toda a semana passada informou ao Ministério da Saúde que as doses de vacina contra gripe recebidas não seriam suficientes para atender a alta demanda dos municípios do interior do estado durante o Dia D. No entanto, mesmo diante de todos os esforços do Estado, o órgão do governo Federal, que é o responsável pela compra das vacinas, enviou somente no final da tarde de sexta-feira uma nova remessa de doses, que, a partir de segunda-feira serão redistribuídas aos municípios.
Até o dia 29 de abril, São Paulo recebeu 78% (9.918.600) das 12,7 milhões de doses da vacina necessárias para a imunização do público-alvo da campanha. A pasta foi informada pelo Ministério da Saúde que duas novas remessas, totalizando o quantitativo necessário, devem ser entregues ao estado até o dia 6 de maio.
Via: A Tribuna online